Acampamento de verão confirma morte das 27 meninas e guias desaparecidas em enchentes no Texas
Tragédia no Texas: Acampamento cristão perde todas as suas 27 integrantes em enchentes devastadoras. Autoridades alertam para novos riscos de inundações na região afetada.
Houston, EUA - Em uma tragédia marcada por enchentes catastróficas no Texas, todas as 27 meninas e monitoras de um acampamento cristão foram dadas como mortas nesta segunda-feira, 7. As inundações, que começaram na sexta-feira, 4, resultaram em pelo menos 80 mortes na região central do estado.
A organização do Camp Mystic expressou seu luto: “Estamos destroçados, juntamente com nossas famílias que estão sofrendo esta tragédia inimaginável”, declarou em comunicado.
O presidente dos EUA, Donald Trump, indicou que visitará o Texas na sexta-feira. Ele minimizou as preocupações sobre os cortes em agências federais que poderiam ter afetado os alertas meteorológicos, chamando a situação de uma "catástrofe não vista em 100 anos".
A previsão é de que o número de mortos possa aumentar. Trump assinou uma declaração de catástrofe grave no domingo, permitindo a liberação de recursos federais.
Cerca de 20 helicópteros estão envolvidos nas buscas por desaparecidos. As águas do rio Guadalupe transbordaram, alcançando copas de árvores e tetos das cabanas enquanto as meninas dormiam, deixando um cenário de devastação.
O governador Greg Abbott alertou para novas chuvas intensas e pediu que a população evite se aproximar de rios cheios e córregos. A subida do nível do rio foi de oito metros em apenas 45 minutos, superando a altura de um prédio de dois andares.