HOME FEEDBACK

'Ação da Receita Federal foi fundamental para Operação Carbono Oculto', diz Haddad

A Operação Carbono Oculto visa desmantelar um esquema de lavagem de dinheiro ligado ao PCC, com a colaboração de diversos órgãos. A ação destaca a importância da cooperação entre autoridades para combater crimes financeiros complexos.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca a importância da fiscalização da Receita Federal na execução da Operação Carbono Oculto, deflagrada nesta manhã (28).

A operação, que conta com o apoio da Polícia Federal, Polícia Militar, Receita Federal e Gaeco, investiga um esquema criminoso no setor de combustíveis. O crime é comandado pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC), utilizando fintechs e fundos de investimento para fraudes e lavagem de dinheiro.

Haddad afirmou que em 2023, equipes foram criadas para combater fraudes estruturadas no ministério. Ele enfatizou que “à medida que o crime se sofistica, o Estado deve sofisticar suas ações”.

O foco na operação é o setor de combustíveis, considerado crucial. Segundo o ministro, a ação beneficia tanto os consumidores quanto os empresários honestos, que são os mais prejudicados por esses esquemas fraudulentos.

Leia mais em valorinveste