Acesso indevido a sistema do CNJ expõe dados vinculados a chaves Pix de 11 milhões
Incidente de segurança expõe dados cadastrais de 11 milhões de usuários do Pix, mas sem informações sensíveis. CNJ e Banco Central garantem que medidas foram tomadas para evitar novos acessos indevidos.
Dados pessoais de 11 milhões de pessoas foram expostos após acessos indevidos ao Sisbajud, operado pelo CNJ. O incidente foi comunicado pelo Banco Central na noite de quarta-feira (23).
O acesso ocorreu entre os dias 20 e 21, devido à captura criminosa de credenciais de usuários.
O CNJ afirmou que o incidente foi corrigido rapidamente, com o sistema já funcionando normalmente e medidas de contenção implementadas.
Não foram expostos dados sensíveis, como senhas ou saldos bancários. As informações obtidas são apenas de natureza cadastral, sem permitir movimentação financeira.
O BC indicou que já tomou as ações necessárias para uma apuração detalhada e que o CNJ informará sobre o canal para consulta de eventuais dados expostos.
Após o incidente, o CNJ reforçou os protocolos de segurança e notifica a Polícia Federal e a ANPD, conforme a legislação.
O CNJ destacou seu compromisso com a segurança da informação, a transparência e a proteção dos dados dos cidadãos, e continuará colaborando com as autoridades competentes.