HOME FEEDBACK

ACM Neto defende saída do União Brasil do governo Lula e candidatura própria em 2026

ACM Neto propõe saída do União Brasil do governo Lula, defendendo a entrega de ministérios. O vice-presidente do partido vê a continuidade da aliança como incompatível com os planos políticos para 2026.

ACM Neto, vice-presidente do União Brasil, defendeu o rompimento do partido com o governo Lula.

Em entrevista ao O Globo, Neto destacou que continuar no governo é incompatível com o projeto político do partido para 2026.

“Não faz sentido ocupar cargos no governo se o seu projeto político é oposto a esse”, afirmou. Atualmente, o União Brasil ocupa dois ministérios: Comunicações, com Frederico de Siqueira Filho, e Turismo, com Celso Sabino.

Além disso, o partido indicou Waldez Góes (PDT) para a Integração e Desenvolvimento Regional, em articulação com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

A declaração de Neto é estratégica, com a formalização de uma federação partidária entre União Brasil e PP se aproximando. Ele acredita que o fim do apoio ao governo será inevitável e promete pressionar internamente para que nenhum integrante da aliança ocupe cargos na Esplanada.

“É preciso afirmar a postura de oposição ao projeto do PT e construir uma candidatura alternativa para 2026", defendeu ele.

Cotado como favorito ao governo da Bahia em 2026, Neto quer reposicionar a legenda como alternativa ao petismo, mas admite que o alinhamento com o PT pode continuar em alguns estados. Ele enfatizou que não deve ser uma diretriz obrigatória e que é necessário respeitar as particularidades locais.

Leia mais em infomoney