ACNUR alerta que redução da ajuda humanitária ameaça a vida de milhões de refugiados
Número recorde de deslocados pela violência global atinge 122 milhões em 2024, enquanto ajuda humanitária é reduzida. Alto comissário da ONU destaca a necessidade urgente de solidariedade e ação em apoio aos refugiados.
Alerta da ONU: O número de pessoas deslocadas pela violência atinge 122 milhões em 2024, com conflitos em Gaza, Ucrânia e Sudão. A ajuda humanitária está sendo reduzida, colocando em risco a vida de milhões de deslocados, segundo Filippo Grandi, alto comissário da ONU.
Em um comunicado no Dia do Refugiado, Grandi homenageou a coragem dos forçados a fugir da guerra e da perseguição, destacando a necessidade de solidariedade e ações urgentes para apoiá-los. Ele observou que as pessoas que fogem são injustamente estigmatizadas, dificultando sua busca por segurança.
Grandi celebrará o dia na Síria, onde a queda do regime de Bashar al-Assad permitiu o retorno de dois milhões de refugiados. Ele destacou a alegria das famílias que retornaram após anos fora de casa, lembrando o desejo de muitos de voltarem para seu lar.
Destaque: Mulheres e crianças representam 90% dos refugiados ucranianos.
Com informações da EFE