HOME FEEDBACK

Ações da Alphabet, dona do Google, despencam após Apple anunciar que IA vai substituir site de busca

A possível troca de buscador padrão no Safari aumenta a pressão sobre a Alphabet, enquanto o uso de IA cresce entre os usuários. O julgamento em Washington determinará o futuro da empresa no mercado de buscas online.

Ações da Alphabet, empresa-mãe do Google, despencam mais de 8% nesta quarta-feira (7).

A queda aconteceu após Eddy Cue, vice-presidente de serviços da Apple, mencionar que a empresa considera substituir o Google como busca padrão do navegador Safari por serviços de busca por IA, como OpenAI, Perplexity e Anthropic.

Cue também informou que as pesquisas no Safari caíram em abril, pela primeira vez em 20 anos, devido ao aumento do uso de IA pelos usuários.

Durante as negociações desta quarta-feira, as ações da Apple também apresentaram queda, variando até 2% para baixo.

O executivo depôs em Washington no caso antitruste do Departamento de Justiça dos EUA contra a Alphabet, que investiga se a empresa abusou de sua posição no mercado de buscas online.

No ano passado, um juiz decidiu que o Google dominou ilegalmente os mercados de publicidade e buscas.

O julgamento atual avaliará as penalidades a serem impostas.

Um foco central do caso é a prática do Google de pagar provedores de plataforma, como a Apple, para ser o mecanismo de busca padrão em seus dispositivos.

O Google desembolsa cerca de US$ 20 bilhões anualmente para a Apple, equivalente a 36% de sua receita de publicidade.

Qualquer alteração na política da Apple pode mudar significativamente o cenário de buscas, dada sua vasta base de 2,5 bilhões de dispositivos.

Leia mais em folha