Ações da Tesla disparam após lançamento de táxis sem motorista no Texas
A Tesla lança seu primeiro serviço de táxis autônomos no Texas, impulsionando as ações da companhia. Especialistas apontam que esse avanço pode dobrar a capitalização de mercado da empresa, destacando seu potencial no setor de inteligência artificial.
Ações da Tesla sobem mais de 8% nesta segunda (23) após lançamento de serviço de táxis sem motorista no Texas.
As ações chegaram a subir mais de 10%, atingindo 356 dólares (2.015 reais) por papel.
No domingo, alguns clientes convidados testaram o serviço em Austin, pagando 4,20 dólares (23 reais) por trajeto. Embora não houvesse humanos ao volante, um supervisor da Tesla estava presente.
Dan Ives, analista da Wedbush e um dos primeiros passageiros, afirmou que “o lançamento bem-sucedido dos robotáxis é apenas o começo” para a Tesla na área de inteligência artificial.
Ele prevê que essa inovação pode aumentar a capitalização de mercado da Tesla em “pelo menos um trilhão de dólares” (5,5 trilhões de reais), dobrando seu valor atual.
Atualmente, os táxis utilizam o Modelo Y, enquanto o Cybercab, veículo elétrico sem motorista, começará a ser produzido em 2026.
Elon Musk afirmou que a empresa “provavelmente” terá mil robotáxis em breve, mas enfrenta concorrência do Waymo, do Google, que já opera em várias cidades desde 2021.
As vendas da Tesla estão sendo impactadas pela concorrência chinesa, renovação limitada da gama e declarações polêmicas de Musk.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório