HOME FEEDBACK

Ações de petrolíferas têm forte queda com decisão da Opep e alerta da Shell

Queda nas ações das petrolíferas reflete preocupações com lucros menores da Shell e aumento na produção da Opep. Os mercados reagem a pressões externas, impulsionando desvalorização nas empresas do setor.

Ações das petrolíferas recuam nesta segunda-feira (7) após o alerta da Shell sobre lucros menores que o esperado no segundo trimestre.

A Shell, a maior empresa europeia de petróleo, viu seus ADRs cair mais de 3% na Bolsa de Nova York e 2,85% em Londres. As ações da BP recuaram 2,34%.

Nos EUA, as ações da Exxon caíam 0,87%, enquanto a Chevron perdia 1,45%. A Occidental Petroleum, com a Berkshire Hathaway de Warren Buffett como maior acionista, cedia 1,35%.

No Brasil, as petrolíferas também recuavam devido a um clima negativo para ativos de risco. As ações da Petroreconcavo (RECV3) caíam 2%, Prio (PRIO3) 1,7% e Brava (BRAV3) 1,5%. A Petrobras PN (PETR4) caiu 0,09% e a ON (PETR3) ficou estável.

Além disso, a Opep decidiu aumentar a produção em 548 mil barris por dia em agosto, o que não ajudou a situação do mercado, já com preços baixos.

Após o anúncio, os preços do petróleo caíram, mas depois se recuperaram. O West Texas Intermediate (WTI) subiu 1,18%, alcançando US$ 67,79, e o Brent ganhou 1,60%, atingindo US$ 69,39.

Leia mais em valorinveste