HOME FEEDBACK

Ações do Grupo Pão de Açúcar sobem 15% após proposta de novo conselho

A valorização das ações do GPA ocorre em meio a um cenário conturbado no mercado, enquanto a gestora Trustee Investimentos busca mudar a estrutura do conselho da empresa. A proposta inclui a fusão com a Rede Dia, uma estratégia para melhorar a performance financeira do grupo.

Ações do Grupo Pão de Açúcar (GPA) valorizam mais de 15%

As ações do GPA superaram os 15% de valorização nesta segunda-feira, alcançando R$ 3,16. O papel lidera a ponta positiva do Ibovespa, que enfrenta uma queda diante do mal humor global antes do anúncio da política comercial de Donald Trump.

No domingo, o grupo anunciou que a Trustee Investimentos, gestora do fundo Saint German, solicitou uma AGE extraordinária para destituir o atual conselho e eleger um novo. Segundo o Citi, a Trustee detém pouco mais de 9% dos papéis.

Nelson Tanure, da Trustee, declarou: “Esperamos contribuir com o GPA da mesma forma que temos feito em outras companhias. A acolhida dos acionistas foi encorajadora”.

Entre os nomes propostos para o novo colegiado estão Ronaldo Iabrudi (presidência) e Christophe Hidalgo (vice-presidência), ambos com experiência no grupo.

Objetivo: fusão com Dia

O banco americano sugeriu que a nova gestão pode destravar um fluxo de caixa livre maior após pagamentos de arrendamentos, sem grandes mudanças na administração atual.

A Ativa Investimentos indicou que o objetivo de Tanure é a fusão da Rede Dia com o GPA. Em dezembro, Tanure adquiriu a rede Dia, com 246 lojas em São Paulo, por cerca de R$ 1 bilhão. A compra foi aprovada pelo Cade menos de um mês depois.

Leia mais em o-globo