HOME FEEDBACK

Ações dos EUA têm desempenho abaixo de pares globais com incerteza econômica no país, diz IIF

As ações americanas enfrentam desempenho inferior em relação a mercados internacionais devido a incertezas em sua política econômica. Economistas alertam que a continuidade dessa instabilidade pode impactar negativamente o mercado de títulos corporativos e as projeções de lucro das empresas.

Aumento das incertezas na política econômica dos EUA afeta o mercado de ações, conforme aponta o Institute of International Finance (IIF).

Os economistas Emre Tiftik, Mauricio Cardenas Gonzalez, Raymond Aycock e Sonja Gibbs afirmam que as ações americanas apresentaram desempenho inferior em relação a países como Canadá, China, Reino Unido e México.

As perdas no mercado acionário dos EUA são impulsionadas por uma queda no valuation das empresas, devido ao deteriorado sentimento dos investidores.

Além disso, a incerteza gerou um efeito oposto nas novas políticas dos EUA sobre os mercados emergentes (ME), com estes apresentando o melhor início desde 2018.

As ações chinesas são destaque, beneficiadas pelo aumento no valuation e pelo entusiasmo em Inteligência Artificial e tecnologias sustentáveis, abrangendo empresas como DeepSeek e BYD.

A China domina o mercado de veículos elétricos (EV), com mais de 80% das vendas no Brasil em 2024 sendo de modelos chineses.

Os economistas alertam que, se as incertezas sobre a política econômica americana persistirem, o mercado de títulos corporativos dos EUA pode sofrer impactos negativos.

Embora o impacto tenha sido limitado até agora, a dependência dos lucros corporativos dos EUA de ativos externos e a fraqueza no sentimento do consumidor podem prejudicar as projeções futuras, caso a incerteza se torne "nova norma".

Leia mais em valoreconomico