Ações são “inexplicáveis” e Eduardo deveria ser cassado, diz Lula
Lula pede cassação de Eduardo Bolsonaro e classifica suas ações como traição ao Brasil. O presidente destaca a necessidade de uma resposta política firme para proteger a soberania nacional.
Presidente Lula pede cassação de Eduardo Bolsonaro
Nesta 3ª feira (26.ago.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) deveria ser cassado pela Câmara dos Deputados.
Em sua fala na 2ª reunião ministerial do ano, Lula destacou a importância de transformar este assunto em uma “frente de batalha” política.
Ele disse: “Não existe nada que possa ser mais grave do que uma família inteira custeando um cidadão que já deveria ter sido expulso”. Lula critica o papel de Eduardo em influenciar autoridades norte-americanas contra o Brasil.
O presidente também enfatizou que o governo deve “retratar a soberania” brasileira e não aceitar “desaforo, ofensas e petulância”.
As declarações ocorrem em meio a um tarifaço sobre produtos brasileiros nos EUA, afetando o mercado de trabalho em setores como madeireira e calçadista e levando à adoção de férias coletivas.
As taxas incidem principalmente sobre bens de manufatura e commodities agrícolas, afetando o principal mercado de exportação do Brasil.