HOME FEEDBACK

Acordo nuclear com o Irã provocaria um pequeno aumento na oferta mundial de petróleo

Expectativas de acordo nuclear fazem preços do petróleo despencarem em Londres. Analistas alertam que mesmo com um eventual aumento na oferta iraniana, o impacto no mercado global pode ser limitado.

Queda nos preços do petróleo nesta quinta-feira (15) com a perspectiva de um acordo sobre o programa nuclear do Irã.

Os preços despencaram até 4% em Londres, revertendo ganhos anteriores, após declaração do presidente dos EUA, Donald Trump: “Estamos perto de talvez fechar um acordo”.

Um acordo pode ter ramificações geopolíticas, mas a atenção dos operadores se volta para quantos barris de petróleo iraniano podem entrar no mercado. Atualmente, o Irã tem entre 300 mil a 400 mil barris por dia de capacidade ociosa, cerca de 0,3% a 0,4% do consumo mundial.

Amrita Sen, da Energy Aspects, sugere que se todas as sanções forem suspensas, o volume que voltaria é de 200 mil a 300 mil barris por dia. O Irã produziu cerca de 3,4 milhões de barris por dia em abril, e sua capacidade total é de 3,7 a 3,8 milhões de barris por dia.

A Agência Internacional de Energia informou que a oferta adicional do Irã pode ser algumas centenas de milhares de barris, dependendo dos acordos em andamento. O Irã utiliza petroleiros e navios clandestinos, dificultando a monitoração de suas exportações.

A expectativa do mercado é de excesso de oferta este ano, com um aumento médio de 700 mil barris por dia nos estoques globais. As sanções dos EUA, enfocando redes de exportação para a China, são contínuas e a Bank of America considera um acordo como provável.

Porém, a possibilidade de sanções mais severas pode reduzir as exportações iranianas de 1,5 milhão para menos de 1 milhão de barris por dia.

Sen conclui que, embora as manchetes sejam negativas, as mudanças nos balanços de mercado não serão tão grandes, pois a maioria do petróleo iraniano já está disponível.

Leia mais em valoreconomico