HOME FEEDBACK

Acordos com Coreia do Sul, México e Rússia preveem restrição a frango do Brasil

Brasil confirma primeiro caso de gripe aviária em granja comercial e suspende exportação de frango. O secretário adjunto da SDA detalha os protocolos de segurança que garantem a continuidade das exportações para alguns países e destaca as medidas de contenção adotadas.

O Brasil cumpre protocolos de exportação após confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial, segundo Allan Alvarenga, da Secretaria de Defesa Agropecuária. A suspensão dos embarques se aplica total aos países parceiros como China e União Europeia.

Além deles, países como Coreia do Sul, México e Rússia também têm acordos de restrição. Em contrapartida, Japão e Emirados Árabes Unidos permitem a continuação das exportações, exceto nas áreas onde o foco da doença foi detectado.

Até o momento, não houve pedidos de esclarecimento por parte dos importadores sobre o caso. O governo notificou oficialmente todos os parceiros a respeito do ocorrido, demonstrando confiança internacional no sistema sanitário brasileiro.

Medidas de biossegurança estão em vigor, incluindo a instalação de sete barreiras de controle em um raio de 10 km do foco da doença em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O país não havia registrado casos no sistema comercial até agora, apesar de casos em aves silvestres desde 2023.

Após a confirmação, o estabelecimento foi “despovoado” e serão iniciadas medidas de limpeza e desinfecção, com previsão de recuperação do status de área livre da doença em até 28 dias.

A Organização Mundial de Saúde Animal foi informada que 7.389 aves morreram e que a origem da infecção é considerada desconhecida. O País, até agora, registrou 166 focos, sendo 163 em aves silvestres.

Leia mais em infomoney