Adeus, Golden Visa: Espanha encerra programa e gera corrida pelos últimos vistos por investimento
Casal de aposentados enfrenta prazos apertados para garantir residência na Espanha através do Golden Visa antes de seu encerramento. A mudança do governo espanhol busca combater a crise imobiliária e garantir moradia acessível aos cidadãos locais.
Jim e Katharine Miller Diehl, um casal aposentado da Flórida, buscou uma nova vida na Espanha através do Golden Visa antes do encerramento do programa em 3 de abril.
Com um apartamento de três quartos em construção, eles enfrentaram a corrida contra o tempo para formalizar seu pedido de residência, válido para compras de imóveis a partir de 500 mil euros.
O governo espanhol anunciou o fim do programa para combater a crise imobiliária, afirmando que a moradia é um direito constitucional. O Golden Visa havia sido implementado em 2013 e concedeu mais de 15 mil vistos, gerando cerca de 10 bilhões de dólares em investimentos.
O número de americanos na Espanha cresceu 32% desde 2020 devido ao custo de vida acessível e baixas taxas de juros. No entanto, o aumento dos vistos impulsionou os preços do imóvel, excluindo compradores locais do mercado.
O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, também anunciou a duplicação do imposto sobre imóveis comprados por não cidadãos da UE, tentando limitar a especulação imobiliária.
Os Diehl, que assinaram um contrato de 839.580 euros, estão apreensivos quanto à aceitação do pedido de visto e possíveis perdas financeiras. Outros imigrantes, como Michael Schatman, conseguiram obter seus vistos e agora desfrutam da vida na Espanha.