Advogado de Zambelli afirma que a deputada ‘não se opõe a cumprir pena no Brasil’
Carla Zambelli se encontra presa na Itália após ser condenada a 10 anos de prisão pelo STF e aguarda decisão sobre sua extradição. Seu advogado afirma que a deputada busca um julgamento imparcial e destaca suas condições de saúde delicadas.
Advogado de Carla Zambelli afirma que a deputada cumprirá pena no Brasil, mas considera as condenações do STF "exorbitantes" e "ideológicas".
Na entrevista à Globonews nesta sexta-feira, 15, Fábio Pagnozzi disse que Zambelli deseja ser julgada por pessoas imparciais e não se opõe a cumprir pena, mas foge do atual governo.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão e à perda do mandato por ser a mentora de um ataque hacker ao CNJ, que incluiu um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
A condenação pode ser acrescida em 5 anos por outro processo, onde é julgada por ter perseguido o jornalista Luan Araújo com uma arma nas vésperas das eleições de 2022. A maioria do STF já votou pela condenação.
Antes de sua prisão, Zambelli fugiu para a Itália, onde permaneceu foragida por dois meses até ser presa. Atualmente, ela está na prisão feminina Germana Stefanini, e um processo de extradição está em andamento.
A defesa pede para que ela aguarde em prisão domiciliar, citando condições médicas que não podem ser tratadas na cadeia.
Pagnozzi informou que Zambelli está em greve de fome e passou mal durante a audiência de extradição na quarta-feira, 13, onde teria se machucado. Ela tem antecedentes de problemas de saúde, incluindo um tumor cerebral.
Os laudos médicos serão apresentados ao juiz em 18 de agosto, que decidirá se Zambelli deverá aguardar a extradição em casa, em regime semiaberto ou na prisão.