HOME FEEDBACK

Aérea japonesa fecha parceria para ter táxis voadores elétricos em 2027; veja foto

ANA anuncia parceria com a Joby Aviation para lançar táxis aéreos elétricos no Japão. Veículos prometem encurtar o tempo de viagem entre Tóquio e aeroportos em até 15 minutos a partir de 2027.

ANA espera lançar táxis aéreos elétricos no Japão até 2027.

A companhia japonesa ANA anunciou uma parceria com a startup Joby Aviation para desenvolver uma empresa conjunta. O objetivo é operar mais de 100 aeronaves de cinco lugares.

Esses veículos poderão transportar um piloto e até quatro passageiros a uma velocidade de até 320 km/h. O CEO da ANA, Koji Shibata, ressaltou que isso revolucionará a mobilidade aérea.

O projeto foca em trajetos entre Tóquio e os aeroportos internacionais Narita e Haneda. A ANA estima que o tempo de viagem atual de mais de uma hora pode ser reduzido a apenas 15 minutos.

Uma demonstração pública está agendada para a Exposição Universal de Osaka em outubro. Os táxis voadores decolam verticalmente como helicópteros e voam como aviões, com zero emissões operacionais.

Em dezembro, a startup Volocopter anunciou falência, após dificuldades de mercado. Em contrapartida, a Embraer segue avançando nesse setor no Brasil, com o projeto Eve Air Mobility e planos de voos comerciais para 2026.

A Eve já firmou contratos para fornecer eVTOLs a diversas empresas, incluindo vendas para a Revo e Future Flight Global.

Leia mais em folha