HOME FEEDBACK

Aeromóvel de Guarulhos deve atrasar pelo menos um ano e meio: novo prazo dado por concessionária à Anac é agosto

A finalização do aeromóvel que ligará a Linha 13-Jade ao Aeroporto de Guarulhos, inicialmente prevista para fevereiro de 2023, agora deve se estender até agosto deste ano. O atraso é atribuído a análises administrativas e elevados padrões de segurança exigidos pela certificadora.

Atraso na inauguração do aeromóvel para conectar a Linha 13-Jade da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos é confirmado pela ANAC. A obra, esperada para fevereiro de 2023, agora deve ser concluída até agosto de 2024.

O aeromóvel, com 2,7 quilômetros e capacidade para 240 passageiros, promete viagens de 6 a 9 minutos sem custo adicional para o usuário. O trajeto atual é feito por ônibus.

A fase de pré-operação começou em janeiro de 2024. Testes estão sendo realizados nos finais de semana, enquanto Certifer verifica a segurança do sistema. Funcionários acreditam que o transporte poderá operar aos fins de semana a partir de maio.

O custo da obra é de R$ 271 milhões, recursos oriundos da União. A ANAC destaca que um processo administrativo pode resultar em multa pela não entrega no prazo estipulado.

Justificativas para o atraso incluem uma análise do TCU e as exigências de segurança. Marcus Coester, CEO da Aerom, afirma que o tempo médio para sistemas similares é de cinco anos, destacando a complexidade da obra.

O governo Lula havia prometido a inauguração para o primeiro semestre de 2024, mas a obra permanece sem cronograma definido. A responsabilidade pela construção é do governo federal, mas a inauguração poderia ter um componente político, devido à participação de Tarcísio de Freitas e João Doria.

A obra se junta a outras promessas de infraestrutura, como a Linha 17-Ouro do metrô, que visa conectar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, prevista para ser concluída até junho de 2026.

Leia mais em o-globo