HOME FEEDBACK

Aeroporto de Londres começa a retomar voos após incêndio que interrompeu tráfego aéreo mundial

Heathrow retoma alguns voos após fechamento por incêndio em subestação elétrica. Aeroporto espera normalizar operações e repatriar passageiros desviados nos próximos dias.

Aeroporto de Heathrow retoma alguns voos hoje após corte de energia

O aeroporto de Heathrow, em Londres, o maior da Europa, anunciou a retomada de alguns voos nesta sexta-feira (21), após ter informado que permaneceria fechado por conta de um corte de energia. A previsão é de uma retomada completa no sábado (22).

As prioridades dos primeiros voos serão para a repatriação de passageiros desviados para outros aeroportos. Heathrow opera 1.300 decolagens e pousos diários e conecta 80 países.

O problema foi causado por um grande incêndio na subestação de Hayes, que ocorreu às 23h23 de quinta-feira. O incêndio afetou um transformador com 25 mil litros de óleo refrigerante.

O diretor-geral da IATA, Willie Walsh, criticou a falta de planejamento do aeroporto, questionando a dependência de uma única fonte de energia. A polícia de Londres está investigando o caso, sem indícios de um ato criminoso até o momento.

Cerca de 120 voos estavam a caminho de Heathrow quando o fechamento foi anunciado. Aeroportos como Gatwick e Madri começaram a receber voos desviados.

O fechamento pode custar aos aeroportos e companhias aéreas mais de 50 milhões de libras (cerca de 65 milhões de dólares). Além disso, 100 mil pessoas ficaram sem eletricidade devido ao incêndio.

Heathrow, operando desde 1946, é um dos principais aeroportos da capital britânica e recebeu 84 milhões de passageiros em 2024.

Publicado por Luisa Cardoso. Com informações da AFP.

Leia mais em jovem-pan