HOME FEEDBACK

AfD toma posse no Parlamento alemão com sua maior bancada

Com a maior representação da história, a AfD se posiciona como influente no novo Parlamento diante de crises internas e externas. O partido, em ascensão desde a eleição de fevereiro, desafia normas estabelecidas e se volta para ideais nacionalistas e antieuropeus.

A partir de 25 de março de 2025, o partido de direita AfD (Alternativa para a Alemanha) ocupou sua maior fatia de assentos na história, com 152 dos 630 assentos no novo Parlamento alemão.

A AfD ficou em 2º lugar nas eleições federais de 23 de fevereiro, seu melhor desempenho desde a 2ª Guerra Mundial. Esse resultado foi impactado por uma crise econômica e a invasão da Ucrânia pela Rússia.

No início da sessão, a AfD pediu que seu ex-líder Alexander Gauland abrisse a sessão, desafiando a regra de 2017 que impedira um membro da AfD de ocupar essa posição. O líder parlamentar, Bernd Baumann, afirmou: “Seus truques não impedirão nossa ascensão.”

O grupo da AfD é agora duas vezes maior e inclui parlamentares com opiniões extremadas. Desde sua fundação em 2013, o partido, que tinha raízes libertárias, se tornou mais nacionalista, se opondo à imigração muçulmana e orientando-se para a Rússia.

O novo Parlamento surge em um contexto de dois anos de contração econômica e incerteza sobre como a Alemanha e a Europa responderão à guerra da Ucrânia e ao retorno de Donald Trump à Casa Branca.

Essa situação também beneficiou a esquerda, que teve seu melhor desempenho eleitoral em anos.

Por Thomas Escritt

Leia mais em poder360