HOME FEEDBACK

Agência alemã conclui que vírus da covid-19 provavelmente vazou de laboratório

Agência de inteligência da Alemanha indicou alta probabilidade de vazamento acidental do coronavírus de laboratório em Wuhan, com preocupações sobre violações de segurança. A avaliação, encomendada em 2020, foi compartilhada com a CIA, que também considera a origem laboratorial da pandemia como uma possibilidade.

Inteligência Alemã aponta para possível vazamento acidental do coronavírus

O serviço de inteligência da Alemanha, em 2020, estimou em 80%-90% a probabilidade de que o coronavírus causador da covid-19 tenha vazado acidentalmente do Instituto de Virologia de Wuhan, na China.

Informações de dois jornais, Die Zeit e Sueddeutscher Zeitung, revelam que a agência de espionagem alemã BND tinha indícios de experimentos de ganho de função no instituto, onde vírus eram modificados para se tornarem mais transmissíveis.

Além disso, houve violações das normas de segurança no laboratório.

A avaliação foi feita a partir da operação de inteligência “Saaremaa” e dados públicos, encomendada pelo gabinete da ex-chanceler Angela Merkel, mas nunca divulgada.

Apesar de perguntas sobre o assunto, tanto a BND quanto o chanceler Olaf Scholz se recusaram a comentar.

A avaliação foi compartilhada com a CIA em 2024. A agência dos EUA também acredita que é mais provável que o vírus tenha surgido de um laboratório, mas mantém “baixa confiança” nessa conclusão.

O governo da China nega as alegações, afirmando que participou de pesquisas sobre a origem da covid-19 e acusando os EUA de politizar o assunto. Pequim reforça que o Instituto de Virologia de Wuhan não fez pesquisas de ganho de função.

Leia mais em poder360