Agenda da Semana: Lula em Bogotá, CPMI do INSS e 4º lote do IR
Agenda política do Brasil se intensifica com visitas internacionais e decisões importantes nesta semana. Destaques incluem regulamentação da TV 3.0 e o leilão de energia, além de compromissos no cenário internacional.
Agenda Política e Econômica da Semana:
Na 2ª feira (18.ago), o presidente Lula recebe o presidente do Equador, Daniel Noboa, em visita de Estado. Esta é a 1ª de várias visitas oficiais em resposta ao tarifaço norte-americano.
Na 3ª feira (19.ago), Lula assina o decreto que regulamenta a TV 3.0, com a presença do ministro Frederico de Siqueira.
O presidente viaja para a Colômbia na 5ª feira (21.ago) para participar do encontro da OTCA, em Bogotá na 6ª feira (22.ago).
Também no dia 18, termina o prazo para o governo federal responder aos Estados Unidos sobre questionamentos relacionados ao Pix e à 25 de Março, em uma investigação comercial.
O Congresso instala na 4ª feira (20.ago) a CPMI do INSS, presidida pelo senador Omar Aziz e relatoria de Ricardo Ayres, ambos da base governista.
No dia 18, o Banco Central divulga a prévia do PIB de junho, com expectativa de alta de pelo menos 0,2%.
O recurso da defesa do ex-jogador condenado a 9 anos de prisão por estupro entra no plenário virtual do STF na 6ª feira (22.ago).
A Aneel realiza o Leilão de Energia Nova A-5 na 6ª feira (22.ago), para contratação de energia de hidrelétricas.
A Receita Federal libera, no mesmo dia, a consulta ao 4º lote de restituição do Imposto de Renda.
Na 2ª feira (18.ago), os presidentes Donald Trump (EUA) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia) se reúnem no Salão Oval, marcando o 1º encontro desde o início das novas negociações para encerrar a guerra na Ucrânia.
No dia 20.ago, o Google lança a nova série Pixel 10 em seu evento Made by Google.