AGENDA DE MERCADOS: Ata do Copom e dados de inflação no Brasil e nos EUA são destaque
Mercado aguarda detalhes da decisão do Copom e repercussões na política monetária. Além disso, indicadores de inflação e consumo nos EUA também serão acompanhados de perto pelos investidores.
Após a decisão do Copom, que elevou a Selic a 14,25%, o mercado aguarda a divulgação da ata da reunião, marcada para 25 de março. Este documento trará detalhes sobre a discussão do colegiado em relação à taxa de juros e à conjuntura econômica.
A ata é um dos principais destaques da semana, juntamente com o Relatório de Política Monetária do primeiro trimestre, a ser apresentado na quinta-feira, seguido por coletiva de imprensa do presidente do BC, Gabriel Galípolo, e do diretor de política econômica, Diogo Guillen.
Os investidores também estarão atentos ao IPCA-15 de março, que segue a leitura inflacionária elevada de fevereiro, com forte pressão em setores como serviços e núcleos de inflação.
No cenário internacional, a última semana antes das novas tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, contará com indicadores de sentimento, sendo os principais:
- Índice de confiança do consumidor do Conference Board de março
- Leitura final do índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan com expectativas de inflação
Além disso, o mercado acompanhará o resultado da renda pessoal e dos gastos com consumo (PCE) dos EUA, na sexta-feira, 28, em meio a preocupações sobre a saúde da economia americana. O deflator do PCE também será monitorado, pois indica a inflação observada pelo Federal Reserve (Fed).