Agenda de Mercados: Ata do Copom, inflação dos EUA e discurso de Powell são destaques da semana
Agentes financeiros observam com atenção ata do Copom e discursos do Federal Reserve esta semana. Expectativas sobre Selic e inflação marcam o cenário econômico em meio a dados de preços e confiança do consumidor.
Agenda da Semana (12 a 16 de Maio):
A apresentação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) é destaque. A dúvida sobre o encerramento do ciclo de aperto da Selic gera atenção dos agentes financeiros em busca de sinais sobre a próxima decisão.
Externamente, na quinta-feira, o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, fará um discurso na Conferência de Thomas Laubach Research, em Washington DC. O foco será em como a economia resiste aos juros elevados e as novas pressões inflacionárias devido a medidas tarifárias.
Investidores devem observar as declarações:
- Adriana Kugler (segunda-feira)
- Christoper Waller, Philip Jefferson e Mary Daly (quarta-feira)
Além disso, os dados de atividade e preços ganham destaque. Na quarta-feira, serão divulgados os números do preço ao consumidor (CPI) de abril. Projeções indicam:
- +0,2% na relação mensal
- +2,3% no acumulado em 12 meses
- Núcleo: +0,3% na mensal e +2,8% no acumulado em 12 meses
Na quinta-feira, também saem dados de produção industrial e vendas no varejo, ambos de abril. Por fim, na sexta-feira, os números da confiança do consumidor serão divulgados pela Universidade de Michigan.