Agenda positiva da Câmara é ofuscada por CPMI e denúncias
Câmara dos Deputados enfrenta desafios políticos, mas aprova projetos importantes. A agilidade na aprovação do PL que combate a adultização de crianças é destacada, em meio a controvérsias e operações da Polícia Federal.
Agenda positiva da Câmara ofuscada por dois eventos: A aprovação do PL que combate a adultização de crianças e adolescentes nas redes sociais e a urgência do PL que isenta de imposto de renda quem ganha até R$ 5 mil foram ofuscadas por:
- A manobra da oposição para trocar a presidência e a relatoria da CPMI do INSS.
- A operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro e o pastor Silas Malafaia.
O cientista político Creomar de Souza destacou que a instabilidade no Congresso torna difícil realizar uma política normal, dado que os parlamentares estão focados em suas emendas. No entanto, ele considera positivo que o Congresso tenha dado uma resposta rápida a uma demanda da sociedade, aprovando o projeto em tempo recorde.
A proposta, que estava há mais de seis meses na Câmara, teve impulso após um vídeo do youtuber Felipe Bressanim (Felca). A votação no Senado ainda é necessária.
Souza conclui que “o Parlamento se blinda” e que todos os parlamentares podem afirmar que estão defendendo as crianças, o que favorece toda a instituição.