HOME FEEDBACK

Agente do alto escalão dos EUA ameaça ‘aliados de Moraes’

EUA ameaçam ministros do STF em reação à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Subsecretário de Diplomacia Pública norte-americano critica Alexandre de Moraes e impõe sanções a vários magistrados.

Subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, ameaçou ministros do STF em publicações no X (antigo Twitter) nesta quarta-feira, 6.

Ele compartilhou uma declaração do Departamento de Estado dos EUA que condena a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Beattie alertou que os aliados de Alexandre de Moraes são "fortemente aconselhados" a não apoiá-lo.

Denominou Moraes como “o principal arquiteto do complexo de censura e perseguição” contra Bolsonaro e seus apoiadores, mencionando também as sanções Globais Magnitsky que Moraes recebeu, impedindo-o de acessar os EUA e movimentar bens.

Essas sanções, aplicadas pelo governo dos EUA, visam interferir na investigação sobre a participação de Bolsonaro em uma tentativa de golpe de Estado.

Beattie já havia criticado a taxação de 50% sobre produtos nacionais, considerando-a uma "consequência" dos ataques à liberdade de expressão e ao comércio americano.

Além de Moraes, outros sete ministros do STF também receberam sanções, com cassação de vistos americanos como forma de pressão.

As medidas foram solicitadas pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que se encontra exilado nos EUA e articula pressões para a anistia dos condenados pela tentativa de golpe.

Leia mais em infomoney