Agentes da imigração prendem bombeiros em incêndio nos EUA
Dois bombeiros detidos durante operação em incêndio florestal em Washington levantam preocupações sobre verificação de imigração em situações de emergência. A detenção, marcada por ordens de deportação, gera indignação entre colegas e autoridades locais.
Dois bombeiros foram detidos pela Patrulha de Fronteira dos EUA enquanto se preparavam para combater um incêndio florestal no Estado de Washington.
A detenção ocorreu na 4ª feira, 27 de agosto de 2025, durante tentativa de controle das chamas do Bear Gulch, que consumiu cerca de 3.600 hectares de floresta.
O Escritório de Gerenciamento de Terras requisitou a verificação de identidade no local, sendo encontrado que duas pessoas estavam nos EUA ilegalmente, incluindo uma com ordem de deportação.
A operação gerou controvérsia por acontecer em um contexto de emergência, onde verificações de imigração são raras. Os bombeiros foram acusados de entrada e reentrada irregular nos EUA.
Um dos detidos é do Oregon, conforme divulgado pelo senador Ron Wyden. Ele relatou que seu escritório está tentando localizar o cliente e obter mais informações.
O incêndio, que teve origem em atividade humana, continua em propagação, com apenas 13% do fogo controlado até o momento.
Um bombeiro expressou frustração: “Você arriscou sua vida aqui para salvar a comunidade. É assim que eles nos tratam,” ao Seattle Times.