Agressor do Capitólio é condenado à prisão perpétua nos EUA por tentar matar policiais
Edward Kelley, seguidor de Trump, é condenado à prisão perpétua por planejar assassinato de policiais. A defesa argumenta que perdão presidencial poderia se aplicar a suas acusações, mas promotores contestam.
Edward Kelley, um dos seguidores de Donald Trump que participou do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, foi condenado à prisão perpétua na quarta-feira (2).
Ele foi declarado culpado em novembro por um júri do Tennessee, enfrentando três acusações, incluindo o planejamento do assassinato de policiais federais.
Kelley confeccionou uma “lista” de agentes do FBI envolvidos na investigação do ataque. Ele é um dos mais de 1.500 participantes a receber perdão de Trump em 20 de janeiro de 2021.
Os advogados de Kelley afirmaram que o perdão abrangia as acusações atuais, mas os promotores destacaram que o ato ocorreu em dezembro de 2022, quase dois anos após o ataque.
No mesmo dia, Trump desestimou a maior investigação do Departamento de Justiça, concedendo perdão a cerca de 1.250 condenados, comutando penas de outros 14 e suspendendo processos de centenas que ainda aguardavam julgamento.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias