HOME FEEDBACK

AGU bloqueia site que aplicava golpe com rosto de Haddad

AGU bloqueia site estrangeiro que usava imagem de Haddad para aplicar golpes em investimentos em criptomoedas. A ação foi realizada a pedido do Ministério da Fazenda e visa proteger a integridade informacional e coibir fraudes eletrônicas.

AGU bloqueia site fraudulento com rosto de Haddad.

A Advocacia-Geral da União (AGU) anunciou o bloqueio de um site estrangeiro que utilizava a imagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para aplicar golpes.

O site falso promovia uma plataforma de negociação de criptomoedas, induzindo usuários a se cadastrarem e transferirem dinheiro com a promessa de investimentos rentáveis.

A plataforma simulava uma interface de portal de notícias brasileiro, mostrando uma suposta entrevista com Haddad e utilizando símbolos de sites conhecidos para parecer legítima.

O bloqueio foi realizado através de uma notificação extrajudicial enviada à Public Domain Registry, empresa americana que hospedava o site, em 9 de maio.

A AGU, a pedido do Ministério da Fazenda, destacou que a ação do site fere o direito à integridade informacional e pode ser considerada crime de estelionato, na forma de fraude eletrônica.

A Advocacia-Geral lembrou que essa não é a primeira ocorrência de uso da imagem de Haddad para golpes. No ano passado, um vídeo falso prometia recuperar dinheiro esquecido em bancos, cobrando uma taxa indevida.

O vídeo contava com um link suspeito que direcionava os usuários a uma página falsa que pedia login e senha da plataforma gov.br.

Leia mais em valoreconomico