HOME FEEDBACK

AGU pede apreensão de passaporte de dirigentes de entidades investigadas por fraude no INSS

AGU investiga fraudes por meio de criptomoedas e solicita bloqueio de R$ 2,56 bilhões. Ministro destaca a necessidade de apreensão de passaportes para evitar ocultação patrimonial no exterior.

Ministro da AGU, Jorge Messias, revelou hoje (8) forte suspeita de que investigados em esquema de fraude contra aposentados têm estratégia de ocultação patrimonial fora do Brasil.

A AGU pediu à Justiça a apreensão dos passaportes dos dirigentes das entidades investigadas. Além disso, solicitou que corretoras de criptomoedas localizem e penhorem valores das fraudes.

Messias destacou que "há fortes indícios" de uso de criptomoedas no desvio de valores de aposentados e pensionistas.

O governo também apresentou uma ação para bloquear R$ 2,56 bilhões de bens de associações suspeitas. Messias afirmou que esse é possivelmente o primeiro bloco de ações cautelares que estão sendo iniciadas.

O bloqueio inclui entidades associativas e suas direções, assim como empresas laranjas envolvidas no esquema de fraudes no INSS. O objetivo é garantir o rastreio de recursos.

Messias concluiu que "o trabalho continua" e novas ações poderão ser adotadas com informações adicionais das investigações.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan