HOME FEEDBACK

Airbnb quer ser 'superapp de viagem' e lança reservas de serviços como personal trainer e cabeleireiro

Airbnb amplia sua plataforma com reservas de serviços como personal trainer e cabeleireiro, visando se tornar um superapp. A nova funcionalidade estará disponível em 260 cidades inicialmente, mas o Brasil não está incluído na primeira fase.

Airbnb anuncia reformulação de aplicativo com novos serviços.

Nesta terça-feira (13), o Airbnb revelou uma atualização do seu aplicativo, oferecendo reservas de serviços como personal trainer, cabeleireiro, maquiador e chef de cozinha.

A novidade terá seu lançamento inicial em 260 cidades, mas o Brasil não está incluído nesta fase.

Essa atualização é um passo para se tornar um superapp, ampliando suas funcionalidades além da hospedagem, e aumentando a concorrência com os hotéis.

O CEO Brian Chesky afirma que a meta é oferecer tudo que o turista precisa antes e durante a viagem.

A primeira fase dos "Serviços Airbnb" terá dez categorias, incluindo:

  • Manicure
  • Spa
  • Massagem
  • Fotografia
  • Refeições prontas
  • Catering (buffet para eventos)

Os profissionais que oferecem serviços serão verificados e poderão atuar como "anfitriões". Não será necessário estar hospedado para utilizá-los.

Além dos novos serviços, o Airbnb também atualizou a seção de experiências, lançando o selo Airbnb Originals. Experiências nesta categoria serão conduzidas por celebridades e nomes reconhecidos.

No Brasil, destaques incluem um jogo de vôlei de praia com a atleta olímpica Carol Solberg.

Internacionalmente, opções incluem um churrasco com o jogador Patrick Mahomes e uma aula em Paris na padaria French Bastards.

Essa diversificação ocorre em meio a novas legislações contra aluguéis de curta temporada, registradas em cidades como Nova York e Barcelona.

No Rio de Janeiro, um projeto de lei visa regulamentar a hospedagem, exigindo, por exemplo, autorização em convenções de condomínio.

A cidade é o maior mercado do Airbnb no Brasil, com 39,4 mil unidades listadas. De acordo com dados, uma em cada sete moradias em Ipanema é utilizada para hospedagem por meio da plataforma.

Além disso, o Airbnb ressalta que cerca de 30% dos anfitriões são aposentados e muitos usam a renda para cobrir despesas.

Fundação: 2008 | Lucro líquido 2024: US$ 2,6 bilhões | Funcionários: 7.300

O repórter viajou a convite do Airbnb.

Leia mais em folha