HOME FEEDBACK

Alckmin celebra alta em prévia do PIB "muito acima do esperado"

Alckmin destaca crescimento significativo da economia com alta de 0,89% no IBC-Br, superando expectativas do mercado. O vice-presidente ressalta a importância do Brasil como uma das maiores economias globais.

Geraldo Alckmin, vice-presidente do Brasil, celebrou a alta de 0,89% no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerada uma prévia do PIB, nesta segunda-feira.

Alckmin afirmou que o resultado foi "muito acima do esperado" e destacou: "Hoje, nós tivemos a prévia do PIB: 0,89%, muito acima do esperado. O dólar caiu, para R$ 5,68. A bolsa subiu."

A alta foi a maior desde junho do ano passado, que registrou 1,1%. Em dezembro de 2024, houve uma queda de 0,60% (revisão de baixa de 0,73%).

O resultado de janeiro superou a mediana das estimativas do Valor Data, que previa alta de 0,25%. As projeções variavam entre recuo de 0,1% e crescimento de 1,3%.

No trimestre encerrado em janeiro, a alta foi de 0,26% comparado ao trimestre anterior. Em relação ao mesmo mês de 2024, houve alta de 3,58%.

Nos 12 meses até janeiro, o indicador avançou 3,82%. A média móvel trimestral apontou alta de 0,17% em relação aos três meses até dezembro.

O IBC-Br possui metodologia de cálculo distinta das contas nacionais do IBGE. O indicador mensal do BC permite um monitoramento mais frequente da atividade econômica em comparação ao PIB, que é trimestral.

Leia mais em valoreconomico