Alckmin cita Tarcísio e diz que São Paulo é a maior vítima do tarifaço
Alckmin critica postura de Tarcísio e alerta sobre os impactos das tarifas americanas. O vice-presidente enfatiza que a economia paulista será a mais afetada pelas novas medidas comerciais.
Vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que o Estado de São Paulo será a “maior vítima” das tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, anunciadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Em relação ao encontro do governador paulista, Tarcísio de Freitas, com o encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, Gabriel Escobar, Alckmin ironizou, afirmando que Tarcísio colocou o “boné do Trump”.
Tarcísio defendeu que cabe ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer um “esforço diplomático” para solucionar o problema.
Alckmin destacou que setores como Embraer, siderúrgicas, metalurgia, suco de laranja, carnes, e café serão os mais prejudicados, ressaltando que a economia paulista é a mais afetada.
Em 2024, São Paulo exportou US$ 13,6 bilhões para os Estados Unidos, o que representa 33,6% do total exportado pelo Brasil.
Os principais produtos exportados por São Paulo são:
- Maquinários agrícolas
- Sumos de frutas
- Óleos de petróleo
- Carnes
- Açúcares