Alckmin conversa com ministro chinês e convergem na defesa do multilateralismo
Alckmin e Wentao reforçam apoio ao multilateralismo em meio a tensões comerciais globais. Ministros discutem oportunidades econômicas entre Brasil e China durante videoconferência.
Vice-presidente brasileiro, Geraldo Alckmin, e ministro do Comércio da China, Wang Wentao, discutem comércio internacional.
Em videoconferência, os ministros concordaram na importância do sistema internacional de comércio baseado em regras e no fortalecimento da Organização Mundial de Comércio (OMC).
A conversa ocorreu em meio à guerra tarifária entre os EUA e a China, com o governo americano impondo tarifas em várias importações. O MDIC destacou a cooperação econômica entre Brasil e China, além das próximas reuniões do BRICS, presidido pelo Brasil.
Na atualidade, a China aumentou a tarifa de importação sobre produtos dos EUA de 84% para 125%, em retaliação à elevação realizada por Donald Trump, que agora chega a 145%.
No Brasil, as tarifas americanas são de 25% para aço, alumínio e bens automotivos, mais uma cobrança de 10% para outros produtos.
A China é o principal parceiro comercial do Brasil, com um fluxo de comércio de US$ 158 bilhões em 2024.