HOME FEEDBACK

Alckmin defende diálogo em negociações e apresenta argumentos contra tarifas a encarregado dos EUA

Geraldo Alckmin defende diálogo nas negociações comerciais e destaca que a tarifa brasileira para produtos dos EUA é inferior. O vice-presidente apresenta argumentos contra as tarifas impostas na guerra comercial entre os países.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apresentou nesta quinta-feira (7) argumentos do governo brasileiro contra as tarifas impostas pelos EUA, durante reunião com Gabriel Escobar, encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil.

Alckmin destacou que a tarifa efetiva aplicada pelo Brasil a produtos americanos é de 2,7% e que, entre os dez principais produtos vendidos pelos EUA ao Brasil, oito possuem tarifa zerada.

Ele ressaltou a importância do diálogo nas negociações, comentando: "Se tem problema não tarifário, vamos sentar, conversar e resolver". Alckmin mencionou que questões como data center, big tech e minerais estratégicos podem ser pautas importantes para o entendimento.

A guerra comercial aumentou significativamente as tarifas aplicadas a produtos brasileiros, que subiram de uma média de 1,9% para 32,2% após a sobretaxa de 50%. A embaixada dos EUA confirmou o encontro, mas não divulgou detalhes das discussões.

Leia mais em folha