Alckmin diz não ver nenhuma razão para aumento de tarifa dos EUA ao Brasil
Alckmin defende a posição do Brasil na balança comercial e critica a tarifa imposta pelos EUA. O vice-presidente ressalta que a medida é injusta e prejudicial à economia americana.
Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que não há “nenhuma razão” para o aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre o Brasil.
Após um evento em Brasília, Alckmin declarou: “O Brasil não é problema para os Estados Unidos. É importante sempre reiterar isso.” Ele destacou ainda que os EUA têm superávit na balança comercial com o Brasil, apesar do déficit geral.
O presidente americano, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, com início em 1º de agosto de 2025.
Alckmin ressaltou que entre os 10 produtos mais exportados pelos EUA para o Brasil, oito têm alíquota zero. Ele considerou a medida injusta e prejudicial à economia americana, citando o exemplo do aço e o intercâmbio comercial entre os países.
Alckmin finalizou afirmando que a relação entre Brasil e EUA é de longa data, com “200 anos de amizade” e destacou as “possibilidades de ganha-ganha.”
Na mesma dia, Trump anunciou uma alíquota de 30% para o Sri Lanka e tarifas para outros seis países.
Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Nátaly Tenório