HOME FEEDBACK

Alckmin diz que governo acionou todos os mecanismo de defesa comercial em importações

Geraldo Alckmin destaca a necessidade de medidas para controlar o aumento de importações após as tarifas dos EUA. O governo busca proteger a indústria nacional e os empregos, sem adotar uma postura protecionista.

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou ação do governo para evitar um fluxo excessivo de importações após o “tarifaço” dos EUA.

Ele destacou que todos os mecanismos de antidumping e defesa comercial foram ativados. Embora não tenha citado diretamente a China, o país é visto como o principal risco devido ao potencial de desvio comercial.

Alckmin afirmou que, apesar dos benefícios para o agro, a indústria deve estar alerta para não ser inundada com produtos importados. “Vamos ficar com lupa nas importações”, disse.

O vice-presidente enfatizou que a estratégia brasileira não é de protecionismo, mas sim de defesa comercial, com o intuito de proteger indústrias e empregos no mercado interno.

Além disso, ele declarou que o Brasil não representa um problema para os EUA, já que há superávit na balança comercial entre os dois países.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Leia mais em jovem-pan