HOME FEEDBACK

Alckmin diz que PL da Reciprocidade é positivo, mas defende ‘caminho do diálogo’ com os EUA

Alckmin destaca a importância do diálogo na política tarifária dos EUA e elogia iniciativa do Senado sobre o "PL da Reciprocidade". Ministro reafirma que Brasil busca ampliar parcerias e comércio visando uma relação econômica benéfica para ambos os países.

Alckmin elogia “PL da Reciprocidade” do Senado e destaca a importância do diálogo com os EUA.

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, elogiou a iniciativa do Senado ao aprovar o “PL da Reciprocidade”. Ele ressaltou a importância de negociação e complementariedade econômica para enfrentar a política tarifária do governo norte-americano.

Em relação ao novo plano tarifário de Donald Trump, que poderá impactar o Brasil, Alckmin afirmou que o governo brasileiro está aberto ao diálogo. Ele destacou que o Brasil não representa um problema para os Estados Unidos, que têm uma balança superavitária nas trocas com o Brasil.

Alckmin mencionou o ex-tarifário aplicado a produtos importados dos EUA e a longa relação de 200 anos entre os países, reforçando que 8 dos 10 produtos mais exportados por eles não têm imposto. A tarifa média de produtos e serviços é apenas 2,7%.

Ele enfatizou que a medida de 25% sobre aço e alumínio não foi direcionada especificamente ao Brasil, mas sim ao mundo. Alckmin defendeu que o caminho para o comércio exterior deve ser de ganha-ganha, não de retaliações, e que o Brasil busca ampliar seu comércio de forma recíproca e competitiva.

Publicado por Luisa Cardoso. Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan