Alckmin diz que saída para tarifas de Trump sobre aço e alumínio é aprofundar o diálogo
Alckmin destaca que tarifas elevadas de Biden prejudicam globalmente e enfatiza a necessidade de diálogo para resolver o impasse. Ele ressalta a importância da complementaridade econômica entre Brasil e EUA no setor siderúrgico e menciona esforços bilaterais em andamento.
Vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, declarou que o aumento das tarifas sobre aço e alumínio pelo presidente dos EUA, Joe Biden, impacta o mundo todo. Ele ressaltou que a solução está no diálogo entre os países.
Alckmin afirmou: “A medida não foi só para o Brasil. Foi para o mundo inteiro. Não é ruim só para o Brasil, é ruim para todo mundo, porque vai encarecer os produtos.”
Ele destacou a complementariedade econômica entre Brasil e EUA no setor siderúrgico, com o Brasil sendo o segundo maior comprador de carvão siderúrgico americano, usado na produção de aço semiacabado.
“É uma cadeia importante. Lamento, mas qual o caminho? O caminho é incentivar ainda mais o diálogo”, comentou.
Alckmin também mencionou a criação de um grupo de trabalho bilateral para facilitar as negociações, com reuniões presenciais e por videoconferência já realizadas.
Tarifa zero para produtos americanos:
- Brasil pratica tarifa zero para oito dos dez principais produtos que os EUA exportam.
- “O Brasil não é protecionista em relação aos EUA. Dos dez produtos que eles mais exportam, oito têm tarifa de importação zero.”