Alckmin e empresários iniciam debate sobre tarifaço na 2ª feira
Alckmin busca diálogo com empresários para mitigar efeitos da tarifa de 50% imposta pelos EUA. A comissão, anunciada por Lula, envolve também a participação da Embraer e deve abordar a integração econômica entre Brasil e Estados Unidos.
Vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) inicia na 2ª feira (14.jul.2025) conversas com empresários sobre a tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
A comissão foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e será liderada pelo ministro da Indústria.
Alckmin pretende se reunir com empresários norte-americanos que também são afetados pela decisão de Donald Trump (Republicano). Ele destacou a importância do diálogo e a integração econômica.
A Embraer, fabricante de aviões, participará da comissão. No dia 10.jul, as ações da empresa caíram 8,41% na B3.
Alckmin observou: “A Embraer tem fábrica também nos EUA. Há muita integração econômica no mundo.”
A tarifa de Trump pode causar um impacto bilionário. Em 2024, o Brasil exportou US$ 40,4 bilhões para os EUA, representando 12% do total exportado.
Os Estados Unidos são o 2º maior parceiro comercial do Brasil, atrás da China. Eles também são os principais importadores de ferro (mais de 70%) e de aeronaves brasileiras (mais de 60%).
As exportações do Brasil aos EUA superaram US$ 40 bilhões pela 1ª vez na série histórica, com um aumento de 9,4% em relação a 2023.