Alckmin e ministro da China abordam tarifaço e oportunidades no comércio bilateral em reunião
Alckmin e Wang discutem estratégias para fortalecer o comércio bilateral em meio à guerra tarifária entre EUA e China. Encontro prioriza o multilateralismo e a importância da Organização Mundial do Comércio.
Brasília - O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro de Comércio da China, Wang Wentao, discutiram por videoconferência o tarifaço imposto por Donald Trump e o comércio bilateral entre Brasil e China nesta sexta-feira, 11.
A reunião, solicitada pelo ministro chinês, ocorreu em um momento de guerra comercial entre China e Estados Unidos, com tarifas de troca acima de 100%.
De acordo com o Mdic, Alckmin e Wentao defenderam o multilateralismo e o sistema internacional de comércio baseado em regras, enfatizando a importância da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Os dois também abordaram temas de cooperação econômica e a relação comercial bilateral, destacando as oportunidades e complementaridades entre as duas economias.
O Mdic ressaltou a China como um importante parceiro econômico do Brasil e mencionou o papel da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN).
Por fim, Alckmin e Wentao discutiram a próxima reunião de ministros de comércio dos Brics, agendada para maio em Brasília.