HOME FEEDBACK

Alckmin espera que pacote de medidas 'antitarifaço' seja aprovado rapidamente pelo Congresso

Alckmin expressa confiança na rápida aprovação do pacote federal para mitigar impactos do tarifaço e critica declarações de Trump sobre o Brasil. Ele destaca o crescimento nas vendas de veículos sustentáveis impulsionado pelo novo programa de isenção de IPI.

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República, expressou expectativa de que o pacote do governo para ajudar empresas afetadas pelo "tarifaço" dos EUA seja aprovado "rapidamente" pelo Congresso.

Na semana passada, o governo editou uma medida provisória (MP) e enviou ao Legislativo um projeto de lei complementar (PLP) sobre o tema.

Alckmin destacou que a MP já está em vigor e tem 120 dias para ser aprovada. O PLP, que visa retirar R$ 9,5 bilhões em despesas do pacote contra o tarifaço, foi protocolado por Jaques Wagner, líder do governo no Senado.

Além disso, ele respondeu a críticas do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre o Brasil ser um "péssimo" parceiro comercial, afirmando que o Brasil é um bom parceiro e ressaltando que apenas três países do G20 têm superávit com os EUA.

Alckmin lamentou a desmarcação de uma reunião com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e criticou ações de "maus brasileiros" que vão contra os interesses do país.

Em visita a uma concessionária em Brasília, ele falou sobre o programa Carro Sustentável, que zera o IPI de carros elétricos. Alckmin mencionou um aumento de 16% nas vendas desses veículos em julho de 2024, em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

Leia mais em valorinveste