HOME FEEDBACK

Alckmin fala sobre tarifas de Trump após reunião com empresários

Alckmin se reúne com empresários para discutir reações do Brasil às tarifas de Donald Trump. O governo busca soluções que envolvam o setor produtivo e a sociedade civil em resposta à taxação americana.

Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, abordou nesta terça-feira as tarifas de 50% impostas por Donald Trump sobre produtos brasileiros, após reunião com empresários do setor produtivo.

Na reunião, Alckmin enfatizou a importância de separar questões jurídicas ao discutir as reações do Brasil às tarifas. Ele destacou que o governo não pode influenciar as decisões de outro poder.

Trump justificou a imposição da tarifa citando o tratamento do Judiciário ao ex-presidente Jair Bolsonaro e empresas de tecnologia americanas.

Participaram da reunião, além de Alckmin, os ministros:

  • Fernando Haddad (Fazenda)
  • Rui Costa (Casa Civil)
  • Simone Tebet (Planejamento e Orçamento)
  • Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos)

Alckmin reafirmou o compromisso do governo em dialogar com o setor privado para reverter as tarifas, considerando-as inadequadas.

No domingo, o presidente Lula criou um comitê com empresários para discutir soluções, liderado por Alckmin. Lula não participará das reuniões, mas quer garantir que a questão seja vista como um tema de Estado.

A ideia é transformar a crise em uma aliança política entre o governo e os empresários, mostrando coesão nacional diante do tarifaço.

O governo também buscará diálogo com empresas e entidades americanas que colaboram com a indústria brasileira. Na reunião, compareceram 37 representantes da indústria, incluindo o presidente da EMBRAER, Francisco Gomes, e o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban.

Leia mais em o-globo