Alckmin pede 'resposta rápida' do Legislativo a plano de socorro a tarifaço de Trump
Geraldo Alckmin destaca a urgência da aprovação do pacote que visa mitigar os impactos do aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. O governo propõe uma linha de crédito e um projeto de lei para garantir suporte financeiro às empresas afetadas.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, fez um apelo urgente ao Congresso Nacional para aprovar rapidamente um pacote de medidas que ajudem as empresas a lidar com o tarifaço de Donald Trump sobre as exportações brasileiras.
Para ajudar os setores afetados, o governo publicou uma medida provisória (MP) na quarta-feira, que inclui uma linha de crédito de R$ 30 bilhões. Também é necessário aprovar um projeto de lei complementar que autoriza um gasto de R$ 9,5 bilhões fora da meta fiscal.
Alckmin destacou a importância da resposta rápida do Legislativo: "Entendo que o Legislativo tem um papel importante a cumprir...", enfatizando a necessidade de agir rapidamente devido à velocidade das mudanças no cenário atual.
Ele expressou confiança de que as medidas serão analisadas prontamente pelos parlamentares: "Tenho certeza de que vai ser rapidamente analisada e votada pelo Congresso."
Desde 06 de agosto, o tarifaço de Trump impôs uma tarifa adicional de 40% sobre o Brasil, elevando o total para 50%. Setores como carne, café, frutas, pescados, calçados e têxteis foram sobretaxados, enquanto quase 700 setores ficaram isentos, incluindo aviões da Embraer e segmentos de petróleo e energia.