Alckmin recebe indústria e agro para debater taxas de Trump
Alckmin se reunirá com representantes de 14 setores para discutir tarifas de 50% anunciadas pelos EUA. O governo brasileiro busca diálogo e soluções para mitigar os impactos da nova política tarifária americana.
Vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, anunciou reuniões com representantes de 14 setores da indústria e do agronegócio.
As reuniões ocorrerão na 3ª feira (15.jul), em Brasília, focando nas tarifas de 50% propostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, a partir de 1º de agosto.
Na agenda estão:
- Reunião às 10h com representantes da indústria.
- Reunião às 14h com representantes do agro.
O encontro faz parte do trabalho de um comitê a ser criado pelo presidente Lula, envolvendo os ministérios da Indústria, Fazenda, Casa Civil e Relações Exteriores.
O decreto para a criação do comitê está em fase final e deve ser assinado ainda nesta 2ª feira (14.jul). Ele também regulamentará a Lei da Reciprocidade, aprovada em abril.
Na reunião das 14h, além do comitê, participarão os ministérios da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Agrário.
O objetivo é ouvir as opiniões de quem será afetado pelas novas tarifas dos EUA, que, segundo a Casa Branca, visam proteger a produção interna norte-americana.
O governo brasileiro considera a medida inadequada e estuda retaliações com base na Lei de Reciprocidade Econômica.