Alckmin sinaliza levar a prefeitos pacote anti-tarifaço nesta semana
Ministro Alckmin se compromete a apresentar soluções rápidas para mitigar os impactos da nova taxa sobre exportações brasileiras. Prefeitos destacam a urgência em resolver a situação de produtos perecíveis que dependem do mercado norte-americano.
Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, anunciou que apresentará medidas para mitigar os efeitos do tarifaço dos EUA sobre produtos como frutas, café e calçados.
A reunião ocorreu em 4ª feira (6.ago.2025) com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) na sede do ministério.
Entre as medidas do plano de contingência, Alckmin ressaltou que a solução para o impasse “não é tão simples”. A tarifa adicional entrou em vigor na mesma data.
O prefeito de Petrolina (PE), Simão Durando, confirmou que as medidas serão apresentadas aos municípios ainda nesta semana, ressaltando a urgência para resolver a situação de produtos perecíveis, como manga e uva, que precisam ser exportados rapidamente.
Ele destacou que estão em jogo “2.500 contêineres de manga e mais de 900 contêineres de uva”, representando mais de US$ 90 milhões em receitas para a região.
A prefeita de Juiz de Fora (MG), Margarida Salomão, também participou do encontro, alertando sobre os efeitos nocivos do tarifaço, que pode resultar em perda de empregos e de arrecadação nos municípios.