Alckmin viaja ao Vaticano para missa de início do pontificado de Leão XIV a pedido de Lula
Geraldo Alckmin representará o Brasil na missa de início do pontificado do papa Leão XIV no próximo domingo. O compromisso foi agendado a pedido do presidente Lula, que solicitou a presença do vice-presidente no evento histórico.
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, embarcará ao Vaticano na sexta-feira (16). Ele representará o Brasil na missa de início do pontificado do papa Leão XIV.
A agenda oficial ocorrerá no domingo (18) às 10h na Praça São Pedro. Alckmin deve retornar ao Brasil logo após o evento.
O papa Leão XIV, o 267º Sumo Pontífice, foi escolhido na semana passada, sucedendo o papa Francisco, que faleceu em 21 de abril. Ele é o primeiro papa norte-americano e passou 20 anos no Peru como missionário.
No dia 9 de outubro, Leão XIV celebrou sua primeira missa na Capela Sistina e expressou o desejo de que seu papado seja um farol de esperança para a Igreja Católica. Durante sua primeira bênção dominical, ele pediu paz para a Ucrânia e um cessar-fogo na Faixa de Gaza.
O papa também fez um apelo às grandes potências: “guerra nunca mais”, disse a uma multidão de aproximadamente 100 mil pessoas na sacada da Basílica de São Pedro.