Alcolumbre coloca na pauta desta quarta-feira projeto sobre proteção de crianças nas redes sociais
Senado discute projeto para proteger crianças na internet após denúncia de youtuber. A proposta estabelece responsabilidades para plataformas digitais e prevê sanções em caso de descumprimento.
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou a inclusão do projeto de lei sobre proteção de crianças e adolescentes na internet na ordem do dia de quarta-feira (27).
O tema ganhou destaque após o youtuber Felca denunciar a exploração e a “adultização” infantil nas redes sociais. O texto, de Alessandro Vieira (MDB-SE), é conhecido como “Eca Digital”, em referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Alcolumbre destacou a urgência do assunto, recebendo atenção prioritária tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados. O projeto é direcionado a produtos e serviços de tecnologia da informação acessíveis a crianças e adolescentes e estabelece responsabilidades para as plataformas digitais.
A competência para sanções será do Judiciário, com punições escalonadas para as plataformas que descumprirem as regras. As sanções podem incluir:
- advertências;
- multas (até 10% do faturamento, limitada a R$ 50 milhões por infração);
- publicização da infração;
- suspensão parcial de atividades;
- proibição total do exercício da atividade.
A aplicação de advertências e multas caberá à autoridade administrativa, enquanto a suspensão ou proibição será prerrogativa do Poder Judiciário.