Alcolumbre diz que governo tem direito de judicializar IOF e canta: ‘Deixa acontecer naturalmente’
Alcolumbre afirma que o governo Lula tem legitimidade para questionar judicialmente a derrubada do decreto do IOF. A Advocacia-Geral da União já entrou com uma ação buscando anular a decisão do Congresso.
BRASÍLIA – O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil - AP), afirmou que o governo Lula tem o direito de tentar reverter na Justiça a derrubada do aumento do IOF.
Após uma sessão do Senado, Alcolumbre declarou: “O governo tem legitimidade de tomar qualquer decisão, simples assim.” Ele não conversou com a ministra Gleisi Hoffmann recentemente.
Questionado sobre o que ocorreria se o governo reverter a decisão, respondeu: “Deixa acontecer.” Em seguida, se dirigiu ao seu gabinete acompanhado do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), e do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou com uma ação para anular o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que derrubou o aumento do IOF.
A crise gerada pelo aumento do IOF levou a ameaças de retaliação por parte dos parlamentares e afetou a principal bandeira do governo Lula para 2026: a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
O relator do projeto, Arthur Lira (PP-AL), adiou a apresentação do parecer, prevista para a última sexta-feira (27), em acordo com o Ministério da Fazenda, devido à tensão política após a derrubada do decreto.