HOME FEEDBACK

Alcolumbre pedirá para STF reavaliar medidas cautelares contra Marcos do Val

Senadores se mobilizam para defender Marcos do Val após imposições do STF. Pedido de revisão das medidas cautelares será encaminhado, enquanto se discute possível afastamento do parlamentar por seis meses.

Líder do PSB no Senado, Cid Gomes (CE), anunciou que Davi Alcolumbre, presidente do Senado, vai solicitar ao Supremo Tribunal Federal a reconsideração das medidas cautelares contra Marcos do Val (Podemos-ES).

As medidas, impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, incluem:

  • Uso de tornozeleira eletrônica;
  • Recolhimento domiciliar noturno;
  • Cancelamento do passaporte diplomático;
  • Bloqueio de contas bancárias, cartões e chaves Pix;
  • Suspensão de salários e verbas de gabinete.

A defesa de Do Val negou descumprimento de ordem judicial e considerou a decisão de Moraes “ultrapassa a razoabilidade”.

Os senadores viram as medidas como uma afronta à Casa. Cid Gomes comentou que, no Senado, “se tiverem dois senadores que compreendam que o Marcos do Val tem um exercício normal de mandato, é muito”.

O líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), acrescentou que a solicitação de Alcolumbre permitirá que Do Val retome o acesso ao seu salário.

Além disso, os líderes do Senado decidiram solicitar que o Marcos do Val seja afastado de seu mandato por seis meses, com votação a ser realizada pela Mesa.

Leia mais em infomoney