Alemã Traton aposta em novo banco para acelerar a venda de caminhões no Brasil
Traton lança banco no Brasil focado em serviços financeiros para caminhões e ônibus, visando crescimento das vendas locais em meio a um cenário econômico desafiador. A nova instituição promete oferecer soluções customizadas e competitivas, além de apoiar o setor com financiamentos dedicados.
Grupo Traton lança banco no Brasil para oferecer serviços financeiros voltados à Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Esta nova empresa tem como objetivo suportar o crescimento das vendas, com o Brasil representando 80% dos emplacamentos globais no segmento.
O CEO, Roberto Cortes, mencionou que a instituição não é apenas um banco, mas também oferecerá serviços como seguro e crédito rotativo para concessionários.
Em 2024, a Traton pretende vender 334,2 mil veículos, com um resultado operacional de 205 bilhões de euros. A nova instituição assume responsabilidades anteriormente com o Banco Volkswagen, enquanto a Scania mantém seu banco.
O COO global, Rene Renkema, destacou que o Brasil é um dos maiores mercados e serviços financeiros já estão em pauta para Argentina e outros países.
A operação no Brasil começa em 1º de julho, inicialmente com CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e provavelmente o Finame em seguida.
Ricardo Alouche, da Volkswagen, ressaltou a importância de um banco focado em veículos comerciais, especialmente em um clima de juros altos.
A montadora espera que a recuperação do agronegócio e da construção civil beneficie as vendas, e a competitividade será um fator chave.
Eduardo Portas, da Traton Financial Services Brasil, afirmou que o banco incentivará vendas e possibilitará a inclusão de veículos eletrificados e sua infraestrutura no futuro.
Atualmente, cerca de 40% das vendas da montadora são feitas à vista. Cortes espera que, com a Traton, a maior parte das vendas seja financiada.